Na madrugada desta segunda-feira (13), faleceu Antônio César Fuscaldo, o sensei Breia, ícone no esporte de Artes Marciais em São José do Rio Preto. Ele sofreu um infarto fulminante enquanto dormia.
Por mais de 30 anos, Breia foi professor de judô no Palestra Esporte Clube tendo formado centenas de munícipes. Trabalhar com o que mais amava era sua missão e sentia muito orgulho com tudo aquilo que pôde construir durante uma carreira brilhante.
Breia era pai de três filhos: Thais, Pedro e Julia. E casado com Rose. E era meu tio. Com ele pude compreender as artes marciais como sua principal vocação. Breia era querido por muitas pessoas de Rio Preto e região. Por vezes sua bondade e espírito de solidariedade foram capazes de resignificar a vida de pessoas que estavam desamparadas em consumo de drogas, tráfico e prostituição.
Seu irmão, também sensei, Roberto Fuscaldo, ao ser entrevistado pela reportagem do Jornal DHoje Interior, disse:
"O Palestra era sua segunda casa. Ele amava o que fazia, além de ter sido um esportista de muita garra, defendeu Rio Preto em muitas competições. Era considerado como um pai para vários alunos. Tinha um carinho especial, uma sensibilidade no trato com os alunos. É difícil falar num momento desse. Eu me espelhava muito nele, uma pessoa de alma maravilhosa"
Breia foi um gigante. Com uma história de perseverança, cativou todos que com ele conviveram. Sua família tem o orgulho de enfatizar o exemplo e a pessoa incrível que ele era.
Seus ensinamentos e trajetória nos marcarão para sempre. Ainda posso me lembrar perfeitamente da vez em que viajamos juntos, e naquela viagem ele me dizendo que estava deslumbrado e muito grato por todas as coisas que a vida lhe ensinou.
Que possamos nos lembrar da pessoa genuína que foi Antônio César Fuscaldo e seu legado. Obrigado por ter feito partes das nossas vidas. Sentiremos saudades.
Em momentos como este, percebemos o tamanho de nossa insignificância em comparação à essa vida que de muito pouco desfrutamos porque esquecemos de viver o presente.
Que não fiquemos desguarnecidos, muito menos nas horas mais difíceis.
O sepultamento de Antônio César Fuscaldo será às 8h da manhã de hoje (14), no Cemitério da Ressurreição, na Ercília.