O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Embu das Artes, na tarde de hoje (2/3), selou uma aliança com o Partido dos Trabalhadores em benefício do projeto político angariado pela pré-candidata a prefeitura de Embu das Artes, Rosângela Santos.
Nascida na Bahia, Rosângela Santos foi criada em Embu das Artes desde os 5 anos de idade. Hoje aos 39 anos, ainda reside na cidade e é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2003.
Rosângela foi a vereadora mais votado em Embu das Artes durante as eleições municipais de 2016. Já em 2020 foi a mulher mais votada para prefeita pelo PT-SP nas eleições.
Aos 18 anos e mãe de uma criança pequena, a pré-candidata entrou para o movimento de reivindicação por moradia, a princípio participava de reuniões para conquistar sua casa e aos poucos passou a se envolver mais nos processos do movimento.
Foi dessa luta que surgiu o primeiro projeto de moradia para pessoas de baixa renda em Embu das Artes. Por meio do Minha Casa, Minha Vida, 140 famílias receberam e a dela estava entre elas.
Em 2022 após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rosângela se candidatou a deputada federal e foi a terceira mulher mais votada do estado pelo PT-SP, recebendo 24.777 votos. Hoje é suplente de deputada federal e já apresentou em Brasília uma petição para a construção de um Hospital Geral em Embu das Artes.
Rosângela Santos também é formada em letras e leciona como professora. Além do Minha Casa, Minha Vida, também foi beneficiada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
No evento que formou a aliança entre PT e PSB em Embu das Artes estiveram presentes autoridades de outros partidos. Aprígio, prefeito de Taboão da Serra, Valdemar Aprígio, secretário de Manutenção de Taboão, Carlinhos, presidente do PSB de Embu das Artes, Gabino, presidente do PT de Embu das Artes, Paulo Pires, ex-vereador de Embu das Artes, entre outros.
Hebert Melo, vice-presidente do PSB Paulistano, além de coordenador geral do CONISUD e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do deputado estadual, Caio França, fez o uso da palavra em determinado momento do evento e reivindicou a importância de unir forças para a construção de um projeto que possa ser benéfico e duradouro para os moradores de Embu das Artes. Ele também concedeu seus cumprimentos a Rosângela Santos por sua trajetória de coragem e determinação.
No evento também estava Abidan Henrique, único vereador de oposição na Câmara Municipal de Embu das Artes que teve recentemente o seu mandato cassado, por uma denúncia contra a gestão de Ney Santos, prefeito de Embu das Artes pelo Republicanos.
Mín. 19° Máx. 24°