Até dezembro, programa da Secitece deverá alcançar a marca de 20 mil pessoas qualificadas
Criada para promover a qualificação dos cearenses na área de Tecnologia, a Universidade do Trabalho Digital já certificou mais de mil pessoas de janeiro a julho deste ano. Os cursos gratuitos, nas modalidades presencial e a distância (EaD), beneficiaram estudantes da capital e de municípios do interior.
Cidades como Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Beberibe, Canindé e Sobral receberam as formações este ano. Os cursos ministrados foram Informática Básica com Libre Office (60h), Informática Básica com Microsoft Office (60h), Introdução à Programação (60h), Introdução ao Arduino (60h) e Informática para o Mercado de Trabalho (120h).
“Nesse segundo semestre, além dos cursos básicos, temos proporcionado diversas qualificações em nível mais avançado. Atualmente, estamos com 1128 alunos distribuídos nos cursos de Linguagem de Programação PHP, Linguagem de Programação JAVA, Desenvolvimento de Interfaces Web com Javascript, Automação de Sistemas Inteligentes + Soft Skills & Empreendedorismo, e Automação IoT + Soft Skills & Empreendedorismo”, explica a coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira.
A coordenadora também pontua que os cursos da UTD ajudam tanto quem quer se destacar no setor de tecnologia, como aquelas pessoas que buscam um primeiro contato com o mundo digital. “Todos os nossos cursos estão alinhados com o mercado e, ao longo da nossa história, temos contribuído fortemente com a inclusão digital e a qualificação profissional e empregabilidade dos cearenses”, completa Jamaci.
Até o final do ano, a UTD deverá alcançar a marca de 20 mil pessoas qualificadas. O programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) existe há 13 anos, ofertando cursos gratuitos na área de Tecnologia, alinhados com as demandas do mercado e da população. As ações são executadas por meio de contrato firmado com o Instituto Centec.
Para o técnico em Eletrônica Patrick Nogueira, de 33 anos, a UTD oferece uma estrutura excepcional para quem deseja aprimorar seus conhecimentos na área de Tecnologia. Morador do grande Bom Jardim, em Fortaleza, o estudante está aproveitando, pela segunda vez, a formação gratuita e de qualidade proporcionada pelo programa.
“O curso de Informática para o Mercado de Trabalho, que estou fazendo nesse momento, aborda as ferramentas essenciais que o mercado exige. Além disso, recebemos da UTD todo o material didático gratuitamente, e também um grande suporte do professor, que cria grupos entre os alunos para tirar dúvidas, o que facilita muito o nosso aprendizado”, completa Patrick.
As inscrições ocorrem durante o ano, quando aberto o período de inscrições para cada ciclo de cursos. Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado, portar RG, CPF e comprovante de endereço. Para os cursos a distância, também deve dispor de notebook ou computador com acesso à internet. As inscrições presenciais são feitas na própria sede da UTD, localizada no Centro se Fortaleza (Rua Major Facundo, 500, 12º andar).
Mín. 22° Máx. 33°