Sobre

Marco A. Gonçalves, Jornalista, Fotógrafo, Educador Social e Professor. Formado em Marketing com Pós-Graduação em estratégias de Marketing, realiza trabalhos dentro das periferias visando a integração do ser humano na sociedade. Tem seus trabalhos publicados em diversas mídias bem como Jornais de grande circulação.

Coisas de Periferia

Por: Marcos Gonçalves | 4 maio 2016 | 12:48 pm
A periferia da Periferia?
Foto:Por: Marco A. Gonçalves
  • Extremo da Zona Sul de São Paulo.
  • Jardim Ângela/ Capão Redondo
  • Subprefeitura M´boi Mirim

 

População, 299.833 habitantes, estes dados são do site observatório, mas o que estes dados não trazem, é a realidade vivida por seus moradores. Gostaria de expor aqui minha indignação relacionada ao abandono que presencio em meu cotidiano como Educador Social, são

 

 

 

jovens e adolescentes em rotinas que demonstram a falta da presença efetiva do estado. Trabalhadores, na hora da volta a suas casas, em ônibus que mais se parecem máquinas de lavar, devido ao péssimo estado de conservação das vias, a falta de estruturas sócias culturais para oferecer cursos, cultura e lazer, contribuem para aumentar o sofrimento e a discriminação. Vejo em minha rotina vivida na escola na qual presto meus serviços, todo tipo de carências, e a coisa que mais tem me chamado a atenção, é a “fronteira imaginária” que existe na cabeça deles, na Vila Calu um bairro do Jd Ângela, que está apenas a cerca de dez minutos de minha casa, no Capão Redondo, parece ser outro estado, outro país. Os adolescentes aqui do Capão Redondo meu bairro, mesmo estando “Da Ponte Pra Cá”, ainda contam com ofertas de projetos sociais, casa(s) de culturas, clubes, escolas técnicas e profissionalizantes. Vejo em seus olhos o desejo de conhecer o novo, de novas oportunidades, e ao mesmo tempo, um olhar perdido nas dificuldades encontradas e vividas por cada um no qual consigo ter e obter diálogos. Ser um Educador Social, tem me trazido boas e más experiências, quando percebo que mesmo estando aqui, bem pertinho, parece ser outro país, ser outros tempos, não lembrando em nada este país que vemos nos comerciais de projetos governamentais, onde, existe a preocupação com o social, com a educação, com os jovens. As autoridades educacionais, bem como a secretaria de segurança, parece não ter olhos para aquele local, a violência esponta ali do nada, não vemos rondas ostensivas e nem preventivas, mas me parece que ali o esquecimento é geral. Por fim, a meu ver, não poderia fazer outra comparação a não ser que no Extremo Sul de São Paulo, seria uma senzala moderna dormitório? Então, quando estes milhares de jovens que veem crescendo e assumindo sua posição na sociedade descobrirem que sim, a algo , uma cidade ali, que suas fronteiras não têm muros intransponíveis e que se eles invadirem e tomarem tudo reivindicando direitos a eles antes negados, as autoridades poderão falar  o que? Nossa nova Senzala está muito próxima da casa grande chamada Sociedade Dominadora e isso parece não ter ainda despertado nas mesmas sociedades dominantes o olhar ao risco que estão submetidos em manterem pessoas sob a penumbra da ignorância !

                                                                Por Professor e Jornalista Marco Antônio Gonçalves

MARKETING MULTINÍVEL

Por: Marcos Gonçalves | 4 maio 2016 | 12:08 pm
MARKETING MULTINÍVEL UMA SAIDA INTELIGENTE EM ÉPOCA DE CRISE?
Foto:

MARKETING MULTINjornalÍVEL UMA SAÍDA INTELIGENTE EM ÉPOCA DE CRISE?

 

São Paulo, hoje em meio a crise que se desenvolveu no país, não é difícil você ver algum tipo de representante de uma marca ou produto, o antigo vendedor de Porta em Porta, retorna com força total.

O funcionamento deste estilo de comercio se dá quando algumas empresas trabalham no sistema de repasse. O repasse funciona da seguinte maneira, a produção é direcionada para vendedores diretos, que levam ao conhecimento e a distribuição ao cliente final, sem atravessadores, ou terceiros.

O exemplo fabricante de perfumes e produtos de beleza. Em 2011, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), as vendas diretas atingiram um patamar da ordem de 50 Bilhões de Reais, equivalentes a 0,75% do BIP (Produto Interno Bruto). Neste ano mais de 4 (quatro) Milhões  de brasileiros estavam cadastrados como vendedores.

 

O Marketing Multinível é o mesmo que a Pirâmide?

 

Marketing Multinível, é o modelo de venda direta, onde inclui o recrutamento indireto de novos representantes, vendedores onde a proposta inicial não é somente comissões sobre as vendas, mas a efetiva participação nos lucros. Algumas marcas e produtos adotam o fator gestor de novos recrutados onde, o cliente passa a ser um representante, treinado e capacitado para cada público alvo de sua área de atuação, e o gestor destes novos representantes passam a obter participações nestas novas vendas, classificados, por exemplo, como: Prata, ouro, Diamante […], com o objetivo final de tornar-se um líder onde sua renda passa a serem constantes em sua vida à medida que novos vendedores formem novas equipes a partir dele.

O sistema Pirâmide; Este de cunho ilegal. Funciona de forma restritiva, pois, funciona junto aos indivíduos que formam esta Pirâmide, onde o valor a receita aplicada são de recursos internos. Segundo o Professor Silvio Laban, coordenador do curso de MBA do Insper e Professor de Marketing.

 De acordo com informações da (A.B.E.V.D), Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a pirâmide também não fornece treinamentos, não há continuidade em seus processos. Já na venda direta, paga-se de forma correta os impostos e seus representantes tem treinamento e workshops constantes para aperfeiçoamento, e sua participação nos lucros são proporcionais aos seus esforços e metas atingidas.

Esta modalidade de venda trouxe novamente a possibilidade de se sair da crise.

A seguir historias de sucesso em meio a esta crise que esta até gerando novos ricos em tempos de crise.

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Marco A. Gonçalves, Jornalista, Fotógrafo, Educador Social e Professor. Formado em Marketing com Pós-Graduação em estratégias de Marketing, realiza trabalhos dentro das periferias visando a integração do ser humano na sociedade. Tem seus trabalhos publicados em diversas mídias bem como Jornais de grande circulação.

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