Warning: DOMDocument::loadHTML() [domdocument.loadhtml]: Empty string supplied as input in /home/g/giro1/www/wp-content/themes/giro1/functions.php on line 146

Momento de transcendência e tomada de atitudes

Por: gwdias | 2 abril 2016 | 04:57 am
Foto:

Acerca de dois anos atrás tivemos o anuncio e a posse do Papa Francisco, o primeiro do continente americano e mais, do continente Sul americano. Lembro que época o “evento” não mobilizou apenas católicos, mas também representantes de outras religiões e políticos. Presidentes, chefes de Estado e líderes de crenças diversas marcaram sua presença. O próprio papa, em seu discurso inaugural, saudou ortodoxos, judeus, muçulmanos e todos os cristãos, valorizando o diálogo inter-religioso e a convivência entre as diferentes religiões.

 

É neste ambiente de respeito e tolerância religiosa que se comemora nesta semana dois momentos importantes para cristãos e judeus, que revelam a mesma face: a Páscoa e a Pessach. A Páscoa celebra a ressureição do Cristo e representa para os cristãos a vitória da vida sobre da morte, enquanto a Pessach é o êxodo do povo hebreu do Egito e significa a passagem da escravidão para a liberdade.

 

As duas comemorações nos remetem às similaridades entre as religiões e seus valores como a importância à vida e à liberdade. Heranças milenares que continuam atuais.
Esse é um momento, portanto, para refletirmos sobre seus significados implícitos, como o amor, a harmonia, a comunhão, a partilha e a tolerância.

 

Páscoa e Pessach são oportunidades para guiar nossos pensamentos e moldar nossas ações.

Páscoa e Pessach são oportunidades para guiar
nossos pensamentos e moldar nossas ações.

Ainda nos últimos dias acompanhamos com pesar as várias notícias sobre tragédias humanas, como a guerra na Europa, assassinatos, agressões, acidentes graves de trânsito por imprudência e negligência de pessoas. Toda essa violência é fruto de uma lógica pautada pelo egoísmo, em que cada um pensa apenas em si mesmo e no próprio prazer ou vantagem. Falta-nos deixar contagiar pelo espírito dessas festas religiosas em nosso cotidiano.

 

E podemos repetir os momentos festivos da Páscoa e da Pessach ao longo dos 365 dias do ano, agindo de formar a celebrar o amor, a liberdade, a tolerância entre religiões e entre os seres humanos. Afinal, foram estas açoes que os principais lideres religiosos pregaram. Não importa a opção religiosa de cada um. Mas sim o que todas apregoam: o amor ao próximo, que se traduz numa postura cotidiana de respeito, atenção e cuidado com o outro.

 

Essa é a base para a construção de um futuro melhor para a humanidade. Um mundo para que muçulmanos e judeus, católicos e protestantes, budistas e espíritas, candomblecistas e umbandistas, seguidores de outras religiões monoteístas e politeístas, ateus e agnósticos aperfeiçoem a convivialidade, ou seja, a capacidade da sociedade em favorecer a tolerância e as trocas recíprocas das pessoas e dos grupos que a compõem.

 

Desta forma, estaremos desconstruindo a célebre frase do filosofo inglês Thomas Hobbes quando dizia que “o homem é o lobo do homem” e iniciando a edificação de um mundo menos violento, com novas propostas, novos pensamentos, novas idéias, onde cada um assuma para si o compromisso com o bem comum.

 

Feliz Páscoa! Pessach Hag Sameach!

 

Veja também

Sobre

Mestre em Filosofia (PUC-SP); Gestor Educacional e Esportivo: - Fundador da Liga do Desporto - entre 2008 a 2014 promoveu em Guarulhos esporte gratuito para mais de 17 mil famílias - Criador do programa de Esporte Educacional – Toque de Letra; Administrador de carreiras de atletas profissionais: Edu Gaspar (atualmente gerente de futebol do S.C. Corinthians Paulista), entre outros; Apresentador e Diretor do programa de TV Filosofia no Cotidiano: Mais de 130 programas gravados. Entre os entrevistados tivemos os filósofos: Rubem Alves, Oswaldo Giacóia Jr, Olgária Matos, Manoel Sérgio (Teórico português da ciência da motricidade humana), Padre Julio Lancelote, entre outros; Em 2013 foi colunista do jornal Folha Metropolitana de
Guarulhos e Bom dia Itatiba; Candidato a Deputado Estadual 2014 com 17.000 votos.

Publicidade